quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Ranking Dragalhadas

Como prometido aqui vai o primeiro quadro comparativo dos jogadores actuando pelos 3 (custa-me sempre dizer 3) grandes.

Mas antes de mais nada, a base da pontuação pode ser vista aqui:


Trata-se de um sistema de pontos mais ou menos parecido com o do Fantasy Football do site da UEFA. Com algumas variantes (os golos marcados dão a mesma pontuação independentemente da posição no terreno ocupada pelo jogador, os penaltys é que dão menos pontos)... Decidimos também incluir um factor outro que os números propriamente ditos...apesar destes serem a base do calculo. Este factor são os pontos atribuídos pelo único jornal desportivo "mais ou menos" do pais, o Jogo. O objectivo é ter uma apreciação da qualidade exibicional de um jogador, mesmo se este não marcou ou participou directamente no resultado. (neste aspecto a actuação global da equipa também interfere)

O total de pontos obtidos por cada jogador é depois dividido pelo numero de jogos da sua equipa (mesmo se este não actuou no encontro) obtemos assim uma Media que reflecte (pensamos) bem a importância de um jogador ao longo da época na sua equipa. Os jogos contabilizados são os de todas as competições nacionais e internacionais (menos amigáveis e pré-época) . Este ponto merece uma explicação: porque não fazemos a media sobre os jogos disputados pelo jogador, mas sim pela sua equipa? Porque o que nos interessa é comparar a INFLUENCIA e IMPORTÂNCIA de um jogador na sua equipa AO LONGO DA ÉPOCA. Por isso o jogador que por opção ou por lesão falha jogos, vê assim a sua influencia na equipa diminuir, e desta forma a media do jogador reflecte bem a realidade. O mesmo se passara com os jogadores que entram na equipa mais tarde (mercado de Inverno) mesmo assim de maneira relativa, será possível comparar o seu rendimento final na equipa.

Ranking actual (clicar para ampliar a imagem):


Podemos ver que o Ranking é por enquanto liderado por jogadores do Sporting, o que é normal visto a vitoria na Supertaça. Neste aspecto, o Benfica sai, por enquanto, um pouco beneficiado em relação ao Porto, pois ainda só jogou um jogo (empate - o Porto perdeu um e ganhou outro) pois como também é o caso na Champions League, estavam ISENTOS da Supertaça fruto da ultima época miserável que fizeram (tudo por culpa do Porto e dos árbitros, é claro....)

A época so agora começou, e as contas fazem-se no final, e veremos que os números não mentirão e poderemos comparar quem tem afinal o "melhor plantel do Mundo e arredores" e quem é melhor que quem!...Mas como ja disse por enquanto ainda é cedo...mas publicaremos regularmente o quadro.

Um grande obrigado ao meu eterno companheiro nestas andanças, o "Grande" Pato Donale, que fez um trabalho no Excel magnifico!

Sem comentários: