Caríssimos Dragalhões, depois de uma semana de férias "desportivas" em terras gaulesas (ahahah, a carinha deles depois da final), cá estou eu de volta, e embora com algum atraso, não podia deixar de fazer também o meu balanço do Mundial. Em muita coisa concordante com certos pontos realçados pelos meus dois co-bloggers.
Queria antes de mais nada agradecer a nossa selecção pelas alegrias e festejos que me proporcionou....Foi lindo ver as ruas de Bruxelas de verde e vermelho...gritar o nome do meu país pelas ruas da capital Europeia. O orgulho de pertencer a pequeno país mas cujas gentes sempre foram grandes no momento de levar longe o nome da nossa nação. Nós emigrantes sentimos o país de uma maneira diferente...com aquela pontinha de saudade, a marca inesquecível que deixa em qualquer pessoa a terra da sua infância...e que puxa o sentimento de patriotismo ao seu paroxismo... chauvinismo exacerbado? Talvez, como tudo o que amo que seja a selecção ou o meu Porto, confesso que até posso ser faccioso, é o coração que comanda!
Vamos então ao balanço geral da "Copa do Mundo":
A Itália foi um justo vencedor, embora se possa dizer que teve o percurso até à final mais fácil com adversários mais que acessíveis casos da Austrália e Ucrânia, e quem sabe por isso um menor desgaste. Também não se pode dizer que lhes tenha faltado uma pontinha de sorte em certas ocasiões durante a competição...em alguns jogos não saíram derrotados por sorte e sem merecer muito mais, casos dos jogos contra USA e Austrália, que venceram graças a um pénalti inexistente. Mas de modo geral a Itália esteve muito bem. Luca Toni, Pirlo, Buffon, Cannavaro, principalmente estes, foram gigantes durante o mundial...
Foi pois com uma certa satisfação que vi a Itália gamar o caneco à França...Não se pode dizer que a equipa da "Pretolandia" não tenha qualidade, porque indiscutivelmente tem, e jogadores muito experientes que sabem tirar o máximo partido dos defeitos dos adversários. Mas a França tem principalmente uma mãozinha generosa sempre que é necessário...os pénaltis contra Portugal e sobretudo Itália são casos flagrantes. Ficou mais uma vez demonstrado que a França é a equipa "querida" da FIFA, não é por nada que o Platini é o braço direito do Blatter, e o mais que provável sucessor. Vamos ter muita França nos próximos anos...Mas certamente já sem o ben Zidane...aquela tolada ao Materazzi, foi um espectáculo, tsk tsk...O "árabe" francês já algumas vezes nos habituou a gestos destes, mas sempre abafados pelos media e raramente punidos como deveriam ser...Desta vez a campanha de branqueamento de Zidane já começou...ao que parece a culpa foi do Materazzi que provocou o Zidane com insultos racistas...e claro, Zidane "voou" de cabeça para defender os ideais franceses de LIBERTE, EGALITE, FRATERNITE.
A Alemanha, foi para mim a equipa que mais merecia ter vencido o mundial. Não é uma equipa de que gosto habitualmente, mas foi a que praticou melhor futebol. A que mostrou mais poder ofensivo, e com um Ballack um pouco mais incisivo e regular, talvez tivesse sido a melhor equipa do mundial. O jogo contra Portugal foi, infelizmente para nós, um prémio justo para esta excelente equipa alemã que mesmo jogando em casa, nunca me pareceu ter sido beneficiada pela arbitragem. Tal como Portugal, talvez tenha acusado fisicamente no jogo da meia-final o prolongamento dos quartos de final.
A forma física foi a chave deste mundial. Portugal caiu e muito devido ao esforço físico a que foi submetido, como aquele prolongamento contra os Ingleses...talvez isso tenha um pouco contribuído para os desaires contra franceses e alemães...Mas para mim, esse foi um factor secundário, outros aspectos foram preponderantes, e mais adiante falarei deles...Portugal jogou menos bonito mas foi mais pragmático...não posso dizer que tenha gostado do futebol praticado, mas acho que demonstramos ao mundo inteiro que somos definitivamente uma das grandes nações do futebol moderno...Espero que mantenhamos esta regularidade nos grandes palcos do Futebol Mundial e que o nome de Portugal seja sempre respeitado e temido como foi durante esta Copa do Mundo. Um 4° lugar já é fantástico...Quanto ao Scolari....apoio a sua continuação na selecção...embora não concorde e não compreenda algumas das suas opções tácticas. Acho que ele sabe criar um grupo unido e forte, que é o essencial para obter bons resultados...como aliás foram o caso desde que chegou à selecção. Contra factos, não há argumentos...
Queria também falar da campanha mediatica anti-Portugal lançada pelos países que defrontamos. Achei injusta a forma como Portugal se tornou aos olhos do mundo numa equipa, matreira, sem fairplay, utilizando simulações e agressões para atingir os seus objectivos...Esta campanha nasceu depois do jogo contra a Holanda...onde os laranjas praticaram um dos jogo mais sujos a que já assisti num mundial e curiosamente foi Portugal quem acabou com a fama de fazer batota e de não ser fair-play! Um enigma que só posso explicar com o facto de Portugal não ter o peso económico de uma Holanda, e com o mau perder destes mesmos. Como era de esperar a omnipotente imprensa inglesa aproveitou a deixa. Fenómeno que se viu ampliado com a eliminação da equipa da rosa. Os media ingleses digeriram com muita dificuldade e até mesmo com uma flagrante azia a eliminação da sua equipa contra Portugal. A partir dai foi ver os media Franceses e até doutros países recuperar a estafeta...ao ponto de certos jogadores gauleses como o Gorillas...perdão o Gallas, falar em conferencia de imprensa dos jogadores portugueses de uma maneira que eu qualifico de insultante...o que é engraçado é que depois dessas declarações ainda podemos assistir a lindos voos de Henry, de Ribery, de Zizous, com cabeçadas pelo meio e tudo! Enfim, as regras do fair-play mais do que nunca submetidas a uma estranha teoria da relatividade, em nada Einsteiniana.
os + , os assim assim e os - de Portugal:
os +
Miguel: sem duvida o melhor lateral direito do Mundial. Rapidez, solidez, poder de dribble e de penetração...foi impressionante. Apesar de alguma dificuldade física para o fim do torneio.
Figo: Acabou a sua carreira internacional ao serviço da selecção em grande...um jogador que ficará para sempre no coração dos portugueses, e na historia do futebol luso.
Maniche: Só tenho uma pergunta: o que se passa com o Mourinho? Como é que um jogador destes não tem lugar na equipa do Chelsea, apesar de Joe Cole, Lampard, Essien e outros?... Carvalho e Meira: Ricardo Carvalho esteve a um bom nível, mas não tenho duvidas que Meira conseguiu ser ainda melhor...cresceu de jogo em jogo, e acabou melhor que o seu colega na defesa. Apesar da defesa ter sofrido mais golos no único jogo em que Ricardo Carvalho não pode jogar (contra a Alemanha)...não o podemos culpar de nada.
Ricardo: Um enigma...é um verdadeiro jogador de selecção...acho que ele tem o perfil psicológico ideal para este género de provas...esteve impecável durante todo o Mundial, com apenas algumas duvidas no primeiro golo dos Alemães...mas poucas, porque foi realmente um remate genial...mas enfim fiquei com a sensação que ele estava adiantado demais...mesmo assim nota positiva...bateu o record de pénaltis defendidos num Mundial...fez historia!
Nuno Gomes: menos de 20 minutos em campo durante o Mundial, 1 belo golo, não se pode pedir mais...só se for ao Scolari!
os assim assim
Ronaldo: Fez muitos e magníficos gestos técnicos, mas não produziu quase nada de útil...perdeu-se varias vezes em gestos e corridas inúteis... esperava-se mais muito mais, mas não podemos esquecer que só tem 21 anos! Acredito que ainda vai crescer muito...
Deco: o que fez, fez quase sempre bem mas esteve muitas vezes apagado...principalmente a partir dos quartos de final...talvez cansaço devido a uma época em que conquistou tudo a nível de clubes.
Nuno Valente: Talvez o jogador menos criativo do plantel, pouco dinâmico no corredor esquerdo. Mas também não se pode dizer que tenha sido o pior jogador da selecção
Petit: longe do Petit que conhecemos: mordeu e partiu pouco! muito macio, e depois aquele autogolo-grrrrr....esteve quase nos menos, mas mesmo assim não exageremos...esforçou-se muito em certos jogos.
Costinha: como o Petit, foi longa a hesitação entre este grupo e o outro....Aquela expulsão infantil contra a Holanda....grrrrrrrrrr
Paulo Ferreira: Nem bom, nem mau...como vem sendo habitual...pelo menos desta vez não teve nenhuma paragem cerebral!
os -
Pauleta: Marcou em 7 jogos tantos golos como o Nuno Gomes, que só entrou nos últimos minutos do derradeiro jogo contra a Alemanha...acho que juntando a isto muito queijo, pouca frescura, alguma azelhice e ma colocação, muito desgaste nas defesas contrarias (vento produzido com correrias sem nexo)...pouco mais fica a dizer
Tiago: De......ma......zia.....do...........lento.........não fez nada! Hugo Viana mostrou muito mais do que ele em menos tempo de jogo.
Simão: Não sabe ultrapassar um adversário sem escorregar, tropeçar ou atrapalhar-se com a bola...marcou um penaltizinho e ainda foi bom...fraquinho, muito fraquinho...
Postiga: Aos poucos vai desaparecendo, qualquer dia dissolve-se por completo....um fiasco.
Os que esqueci é porque ou não jogaram, ou se jogaram não os vi...
Um abraço a todos! ainda tenho que publicar os resultados dos jogos organizados pelo blog dragalhadas durante o Mundial (apostas e liga)...em breve seguirão...e também de volta ao nosso Porto e as caras novas do plantel...o torneio de Amsterdão, com Manchester United; Inter, Ajax e Benfi..Porto! hehehe...
quinta-feira, 20 de julho de 2006
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
"...pelo menos desta vez não teve nenhuma paragem cerebral!"...
AHAHAHA!!!
"Chelente Pá!!!"
Quack...
Enviar um comentário