Um pequeno balanço (e desabafo) sobre a prestação da nossa selecção na África do Sul.
Não tenho escrúpulos em dizer que Portugal é, em conjunto com França, Itália e Inglaterra, uma das grandes desilusões deste Mundial. Queirós, também ele, muito me decepcionou...não estava à espera daquele futebol medroso e ultra defensivo da parte de um treinador habituado a grandes palcos e grandes equipas (MU, Real), mas parece que este treinador nunca irá mais longe do que as suas conquistas em escalões inferiores com a dita "geração de ouro". Portugal precisa de um treinador com mais ambição e espírito de conquista, e Mourinho ainda não está para estas andanças. Até acabo por ficar com saudades do Scolari, ao menos com ele Portugal tinha carácter e vontade de ganhar! Com Queirós só conseguimos marcar à Coreia!
Portugal não merecia ir mais longe, como de facto saiu nos jornais, apesar do golo em fora de jogo da Espanha. Portugal não merecia porque mudou o seu modelo de jogo habitual, passou a jogar um futebol acanhado e defensivo que não corresponde aos jogadores e qualidade técnica que tem. Neste aspecto talvez tenhamos perdido um pouco do prestigio que fazia de Portugal uma selecção temida e respeitada que praticava um futebol ofensivo bonito.
O facto que a defesa tenha sido o melhor sector da equipa ao longo do mundial é revelador da mentalidade com que entrámos no torneio. Reinventamos um catenaccio à Portuguesa, que eu chamarei de caganaccio...Neste aspecto toda a defesa portuguesa está de parabéns...Eduardo foi um gigante, e é talvez o melhor guarda redes do mundial, merece ir para um grande clube Europeu...Carvalho e Bruno Alves foram duas muralhas. E Coentrão...já la venho mais tarde...
Permanece no entanto um enigma, o porquê da utilização do Ricardo Costa? (que embora a porrada que distribuiu e que lhe valeu um cartão vermelho (coitado do David Villa), até nem esteve mal) mas que é tecnicamente muito fraco, e nos obrigou a abdicar do lado direito em termos ofensivos...lá está, Queirós não pensou em atacar! Porque Miguel (autor de um passe magistral para golo, no jogo da Coreia) ou Paulo Ferreira eram nesse capitulo, um como o outro, os homens indicados, na ausência do lesionado Bosingwa.
No entanto a revelação foi sem duvida Fábio Coentrão! Para mim o nosso melhor jogador durante o Mundial (a seguir foi o Tiago a par de Eduardo), e que de facto me encheu as medidas! Fui um daqueles que torceu o nariz à sua titularidade, primeiro porque é lampião (impossível gostar de um jogador que veste aquela camisola), segundo porque não lhe tinha visto nada de especial no Benfica. Mas claro, como tinha pouca concorrência para o lugar até pensei que sempre era melhor ele que o Duda! E fui vendo atentamente o que ele jogava... e confesso que agora, que encontramos finalmente um grande lateral esquerdo, só tenho um desejo: que o Bayern ou outro grande o venha tirar dos nossos rivais o mais rápido possível!!! Raça, técnica, inteligência a defender como a atacar, e sempre a olhar para a baliza adversaria...de facto, um excelente jogador!
O mesmo não posso dizer do nosso Crónaldo nacional...a vedeta da equipa. Foi mais uma vez a caricatura dele próprio. Eram enervantes as suas mímicas, os seus protestos e o seu "futebol acrobático" muito previsível e para o qual chegou já sem pernas. Além de um golo cómico contra a pobre Coreia, de um ou outro gesto técnico inútil mas bonito, pouco ou nada fez! E é ele o nosso capitão??? Um gajo que não corria no campo atrás de uma bola perdida, não "comia a relva" à procura do golo, não gritava com os colegas quando era necessário, e estava mais preocupado com as "carinhas" que fazia para o ecrã gigante do estádio? Logo no hino nacional quando vi a a cara dele, percebi que estava tudo tramado, em vez de cantar e sentir a camisola, estava mais preocupado se o gloss que meteu nos lábios se via bem e se o beicinho estava bem posicionado para ficar "giro" nos posters das meninas e dos gays do planeta. As vezes pergunto-me se o gajo não vai dar em paneleiro...pelo menos era isso que parecia no campo, tal foi ridícula a sua actuação, sempre à procura, em vão, do seu "protagonismo galáctico" em detrimento da selecção e do resultado! Só me apetecia ser um Pepe ou um Bruno Alves para nos treinos lhe poder enfiar umas bujardas naquela beiça e tirar-lhe as manias de vedeta. Ele não deveria ser o Capitão!!! Ricardo Carvalho, Bruno Alves ou Simão esses sim, são os legítimos patrões da equipa, mas nem isso Queirós é capaz de ver...é que é preciso ter tomates para tirar a braçadeira ao menino mimado!
Ficam no ar muitas perguntas e algumas lamentações...
Nani, Bosigwa, Deco infelizmente grandes jogadores que não puderam ajudar por causa de lesões (os casos do Nani e do Deco, ainda merecem algumas explicações do CQ) . Outros jogadores foram umas autenticas nulidades: o tosco Hugo Almeida e o Danny que além das trancinhas na cabeça não mostrou nada! Para quê deixar Liedson no banco e colocar aquela besta do Hugo Almeida? para quê o inofensivo Danny no lugar do Simão contra o Brasil (um jogo que era para ganhar)?...Enfim...
...está feito, ainda não é desta que somos campeões do Mundo! Muita coisa tem que mudar para isso um dia acontecer, a começar pelo nosso seleccionador, espero bem!...
quarta-feira, 30 de junho de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
O comentário vem tarde, mas há um factor muito importante, que não acontece só no futebol mas em todas as áreas! vejamos: O Brasil, p.ex. participou em todas as fases finais do campeonato do mundo, e a Alemanha só não foi a duas, creio. Isso é determinante! Não podemos pedir que seja campeã uma equipe que chega lá! Como em 66 fomos lá com uma super equipe (não temos jogadores como o Eusébio, hoje! O homem era um buldozer com tiro de canhão!!, nem temos artistas como o Coluna!!!) Há que ter paciência. Especialmente porque existem os cabeças de série, fazendo com que determinadas equipes só se possam encontrar em fases mais adiantadas, enquanto as restantes vão partindo pedra desde o início. Para quem teve uma equipe curta com a nossa, e chegou lá em condição de "repescado" já foi muito boa a prestação... Antes de se ser efectivamente candidato ao título, há que ir lá algumas vezes seguidas.
Quanto ao Queirós, espero que fique, e eventualmente tenha um adjunto de jeito! O Agostinho percebe de futebol, mas - como se viu no campeonato europeu de sub-21 - não serve para mandar na malta. Com mais apoio no aspecto mais frágil dele, ver o jogo dentro do jogo, o Queirós vai lá!
Enviar um comentário