terça-feira, 4 de julho de 2006

Transferencias (O Mundial entre parênteses)

Nesta altura e até a dia 31 de agosto, muito se fala e muito se vai falar de compras, vendas, saldos, empréstimos, hipotecas, etc.…de jogadores.

O jogador de futebol, como qualquer outro produto, está submetido às leis do mercado e a todas as teorias e métodos de venda e compra. Para os clubes, antes do aspecto desportivo há que ir ver a carteira se é mesmo o jogador indicado para esta ou aquela posição !!! Dificilmente se pode comprar o que se pretende de tal maneira a concorrência é forte. O panorama das « compras » dos clubes portuguesas mostra varias tendências :

- aqueles que podem comprar caro e que o fazem embora nem sempre bem
- aqueles que querem comprar caro e que não podem por isso vão à loja dos 300 comprar imitações
- aqueles que apostam no produtos da casa e no "artesanato" local
- aqueles que são obrigados a apostar no artesanato local e nos emprestados doutra hora por falta de recursos
- aqueles que têm paciência e que vão à procura da pérola rara numa "boutique" bem escondida
- aqueles que têm olho e antecipam a moda com compras baratas que vão certamente ganhar valor no futuro

Face a liberalização do mercado e consequente multiplicação das trocas de mercadoria é tempo para o Pato de fazer um ponto da situação no mercado nacional:

FC Porto

OK

O Pato gostou da calma que reina no saco das compras do Porto. Para quê precipitação? Fomos campeões com este plantel. Basta uns ajustes. Poucas saídas e poucas entradas.
O Pato gostou muito das duas primeiras contratações. João Paulo e Diogo Valente. Dois jogadores portugueses, relativamente jovens e que têm tudo a provar.

Duvidas

O Pato acha estranho emprestar Ivanildo e Hélder Barbosa e ao mesmo tempo integrar no plantel o Vieirinha.
O Pato tem duvidas quanto as prováveis vendas de três pontas de lança – McCarthy, Hélder Postiga e Hugo Almeida – para ir buscar outro ponta de lança estrangeiro. Não haveria maneira de aproveitar um desses três ? Duvidas…
O Pato pensa que deveriam ser aproveitados mais jogadores da ex-equipa B e integrados no plantel principal. Exemplo ? Bruno Gama.

Mal

O Pato não tem gostado dos nomes « internacionais » que por ai vão. Hesselink e Van der Meyde. Para o Pato, jogadores sem grande valor. Ao contrario de Wilhelmsson que só é “mal” pelo preço pedido por um clube do qual o Pato não gosta.
O Pato não gostou da provável contratação de mais um brasileiro – Ezequias. Pode ser bom. O Pato não duvida disso. Mas já é tempo de contratar jogadores portugueses e reequilibrar o numero de estrangeiros no plantel. Porquê? Aqui vai um pequeno Quizz. Quais as verdadeiras razões de contratar jogadores portugueses ?

- Gastar menos
- O Pato é simplesmente racista
- Apostar na selecção portuguesa
- Manter a identidade de clube português
- Os jogadores portugueses são os melhores do mundo
- Eliminar o factor « adaptação »

SCP

O Pato tem gostado da maneira como Paulo Bento tem construído a sua equipa. Manteve uma boa base do ano passado e pouco se fala de saídas. Integrou bastantes jovens vindos da formação. E embora não conheça o central Moisés, o Pato pensa que se se confirmarem as contratações de Paredes e Derlei, o Sporting terá um plantel de muito bom nível. Faltando por ventura ajustar certas posições. Extremos e defesas laterais.

Benfica

Atenção - Esta parte do post vai conter um pouco de ironia. A causa é simples: o Pato gosta muito pouco de gregos...

D’Alessandro
Robert Pires
Marcelo Carrusca
Queiroz
Ericksson
Lucarelli
Papadopoulos
Costinha
Cirillo
Kalou
Johnatan
Papadopoulos
Miguelito
Liberopoulos
Caneira
Pablo Barrientos
Ezequiel González


Depois desta lista reduzida por razões obvias, é fácil perceber como o Benfica faz as suas contratações. Atira-se a tudo que é jogador "popular", com um certo nome, (mesmo se ele tiver 35 anos e jogar de muletas) obriga-o a fazer a um tal jornal umas declarações do tipo : « o Benfica é um grande clube » - « Agrada-me o Benfica » - « Yo soy benfiquistillo desde pequeño », vendem-se uns jornais, ficam os adeptos loucos com o poderio comercial do clube...e depois zuuuu…escapou-se. Ou por causa da mafia portista ou por causa dos acidentes na A1 ou por serem grandes negociadores e não aceitarem « coisas daquelas » ou porque o presidente do outro clube mandou um peido à mesa de um restaurante...

O que é certo é que o Rui Costa e o Katsouranis já estão. O Pato aplaude e gostou de ver o Rui Costa de volta a Portugal. O perfume está de volta...e agora cada assunto do clube tem que ter obrigatoriamente a sua aprovação naquele tal jornal. « Rui Costa aprova contratação de Katsouranis porque ele dança muito bem o sirtaki » - « Rui Costa aprova estádio da Luz porque jogar no campo de treinos não dá jeito » - « Rui Costa elogia o bigode e orelhas de Luis Filipe Vieira: “foi quando vi aquele bigode e aquelas orelhas que me decidi a assinar” ... » - « Rui Costa gosta das novas camisolas do Benfica embora ache que as do Mil…PAF…chiuuu pouco barulho Rui…Ganda Ruiii…Olha toma ai o cachecol do Benfica ». Apetece dizer ao Pato : « Quac…Rui…Coragem pá!…Quac !!! »

As outras contratações do Benfica estão para vir…durante o estágio da pré-epoca. Normal. E até lá, para parecerem muitos, levam-se os ex-emprestados : DiegoManuJosé Fonte e mais 5 juniores. Apostar no formação…assim é que é !!!

O Pato gosta dos jogadores em vias de sair : PetitSimãoManuel FernandesQuimLuisão (que grande mundial ele fez diga-se de passagem!). Tudo jogadores estrangeiros e velhos.

Para concluir, o Pato gosta mesmo da equipa em preparação do Benfica. A nível de dirigentes já era boa, a nível de treinador foram buscar um luso-grego pentenario e a nível de plantel cada vez mais equilibrado (em equilibrio às costas do Rui Costa) e desCAMAnCHadO para depois ser remendado nos saldos em Janeiro.

Os outros

O Pato não podia deixar de :

- referir a perda de dois bons guarda-redes de uma só vez no Nacional da Madeira. Hilário e Diego Benaglio. Ambos dão um salto muito grande.

- Lembrar que um grande jogador que tentaram assassinar continua a jogar no OFI Creta. Ednilson reencontrou clube em janeiro. Ninguém o vai buscar ?

- Dizer que Paito foi comprado pelo Maiorca ? Ah sim ?

- Dizer que o Marítimo anda a comprar muito…esperemos que bom. Gregory pelo menos é.

- Falar do problema de deslocalização para as empresas/clubes portuguesas por causa dos custos mais baixos nos países de leste. Exemplo do CRF Cluj que leva três bons jogadores : Semedo, Pedro Oliveira e Manuel José

- Chamar atenção para o Fábio Felicio no Real Sociedad e Zé Castro no Atlético de Madrid

- Ir ver a colónia portuguesa do Standard. Rogério Matias, Areias, Nuno Coelho. P’ra aonde vais Jorge?

- E enfim alertar para a grande qualidade do plantel do Braga e sobretudo do Boavista. Se se confirmarem as entradas de Bessa e Ricardo Sousa. O Jesualdo arrisca-se a lutar com galinhas e leões pelo segundo lugar.

E agora…"PLACE À LA COUPE DU MONDE!!!"

FORCA PORTUGAAAL !!!

3 comentários:

Wilson GS disse...

boa análise pato!

Pato Donale disse...

Quaaac!!!

Anónimo disse...

Acredito que Portugal hoje vença esses presunçosos francêses e nos dê mais uma grande alegria, com os jogadores que temos tudo é possível...força Portugal, unidos venceremos!