Nesta altura e até a dia 31 de agosto, muito se fala e muito se vai falar de compras, vendas, saldos, empréstimos, hipotecas, etc.…de jogadores.
O jogador de futebol, como qualquer outro produto, está submetido às leis do mercado e a todas as teorias e métodos de venda e compra. Para os clubes, antes do aspecto desportivo há que ir ver a carteira se é mesmo o jogador indicado para esta ou aquela posição !!! Dificilmente se pode comprar o que se pretende de tal maneira a concorrência é forte. O panorama das « compras » dos clubes portuguesas mostra varias tendências :
- aqueles que podem comprar caro e que o fazem embora nem sempre bem
- aqueles que querem comprar caro e que não podem por isso vão à loja dos 300 comprar imitações
- aqueles que apostam no produtos da casa e no "artesanato" local
- aqueles que são obrigados a apostar no artesanato local e nos emprestados doutra hora por falta de recursos
- aqueles que têm paciência e que vão à procura da pérola rara numa "boutique" bem escondida
- aqueles que têm olho e antecipam a moda com compras baratas que vão certamente ganhar valor no futuro
Face a liberalização do mercado e consequente multiplicação das trocas de mercadoria é tempo para o Pato de fazer um ponto da situação no mercado nacional:
FC Porto
OK
O Pato gostou da calma que reina no saco das compras do Porto. Para quê precipitação? Fomos campeões com este plantel. Basta uns ajustes. Poucas saídas e poucas entradas.
O Pato gostou muito das duas primeiras contratações. João Paulo e Diogo Valente. Dois jogadores portugueses, relativamente jovens e que têm tudo a provar.
Duvidas
O Pato acha estranho emprestar Ivanildo e Hélder Barbosa e ao mesmo tempo integrar no plantel o Vieirinha.
O Pato tem duvidas quanto as prováveis vendas de três pontas de lança – McCarthy, Hélder Postiga e Hugo Almeida – para ir buscar outro ponta de lança estrangeiro. Não haveria maneira de aproveitar um desses três ? Duvidas…
O Pato pensa que deveriam ser aproveitados mais jogadores da ex-equipa B e integrados no plantel principal. Exemplo ? Bruno Gama.
Mal
O Pato não tem gostado dos nomes « internacionais » que por ai vão. Hesselink e Van der Meyde. Para o Pato, jogadores sem grande valor. Ao contrario de Wilhelmsson que só é “mal” pelo preço pedido por um clube do qual o Pato não gosta.
O Pato não gostou da provável contratação de mais um brasileiro – Ezequias. Pode ser bom. O Pato não duvida disso. Mas já é tempo de contratar jogadores portugueses e reequilibrar o numero de estrangeiros no plantel. Porquê? Aqui vai um pequeno Quizz. Quais as verdadeiras razões de contratar jogadores portugueses ?
- Gastar menos
- O Pato é simplesmente racista
- Apostar na selecção portuguesa
- Manter a identidade de clube português
- Os jogadores portugueses são os melhores do mundo
- Eliminar o factor « adaptação »
SCP
O Pato tem gostado da maneira como Paulo Bento tem construído a sua equipa. Manteve uma boa base do ano passado e pouco se fala de saídas. Integrou bastantes jovens vindos da formação. E embora não conheça o central Moisés, o Pato pensa que se se confirmarem as contratações de Paredes e Derlei, o Sporting terá um plantel de muito bom nível. Faltando por ventura ajustar certas posições. Extremos e defesas laterais.
Benfica
Atenção - Esta parte do post vai conter um pouco de ironia. A causa é simples: o Pato gosta muito pouco de gregos...
D’Alessandro
Robert Pires
Marcelo Carrusca
Queiroz
Ericksson
Lucarelli
Papadopoulos
Costinha
Cirillo
Kalou
Johnatan
Papadopoulos
Miguelito
Liberopoulos
Caneira
Pablo Barrientos
Ezequiel González
…
Depois desta lista reduzida por razões obvias, é fácil perceber como o Benfica faz as suas contratações. Atira-se a tudo que é jogador "popular", com um certo nome, (mesmo se ele tiver 35 anos e jogar de muletas) obriga-o a fazer a um tal jornal umas declarações do tipo : « o Benfica é um grande clube » - « Agrada-me o Benfica » - « Yo soy benfiquistillo desde pequeño », vendem-se uns jornais, ficam os adeptos loucos com o poderio comercial do clube...e depois zuuuu…escapou-se. Ou por causa da mafia portista ou por causa dos acidentes na A1 ou por serem grandes negociadores e não aceitarem « coisas daquelas » ou porque o presidente do outro clube mandou um peido à mesa de um restaurante...
O que é certo é que o Rui Costa e o Katsouranis já estão. O Pato aplaude e gostou de ver o Rui Costa de volta a Portugal. O perfume está de volta...e agora cada assunto do clube tem que ter obrigatoriamente a sua aprovação naquele tal jornal. « Rui Costa aprova contratação de Katsouranis porque ele dança muito bem o sirtaki » - « Rui Costa aprova estádio da Luz porque jogar no campo de treinos não dá jeito » - « Rui Costa elogia o bigode e orelhas de Luis Filipe Vieira: “foi quando vi aquele bigode e aquelas orelhas que me decidi a assinar” ... » - « Rui Costa gosta das novas camisolas do Benfica embora ache que as do Mil…PAF…chiuuu pouco barulho Rui…Ganda Ruiii…Olha toma ai o cachecol do Benfica ». Apetece dizer ao Pato : « Quac…Rui…Coragem pá!…Quac !!! »
As outras contratações do Benfica estão para vir…durante o estágio da pré-epoca. Normal. E até lá, para parecerem muitos, levam-se os ex-emprestados : Diego – Manu – José Fonte e mais 5 juniores. Apostar no formação…assim é que é !!!
O Pato gosta dos jogadores em vias de sair : Petit – Simão – Manuel Fernandes – Quim – Luisão (que grande mundial ele fez diga-se de passagem!). Tudo jogadores estrangeiros e velhos.
Para concluir, o Pato gosta mesmo da equipa em preparação do Benfica. A nível de dirigentes já era boa, a nível de treinador foram buscar um luso-grego pentenario e a nível de plantel cada vez mais equilibrado (em equilibrio às costas do Rui Costa) e desCAMAnCHadO para depois ser remendado nos saldos em Janeiro.
Os outros
O Pato não podia deixar de :
- referir a perda de dois bons guarda-redes de uma só vez no Nacional da Madeira. Hilário e Diego Benaglio. Ambos dão um salto muito grande.
- Lembrar que um grande jogador que tentaram assassinar continua a jogar no OFI Creta. Ednilson reencontrou clube em janeiro. Ninguém o vai buscar ?
- Dizer que Paito foi comprado pelo Maiorca ? Ah sim ?
- Dizer que o Marítimo anda a comprar muito…esperemos que bom. Gregory pelo menos é.
- Falar do problema de deslocalização para as empresas/clubes portuguesas por causa dos custos mais baixos nos países de leste. Exemplo do CRF Cluj que leva três bons jogadores : Semedo, Pedro Oliveira e Manuel José
- Chamar atenção para o Fábio Felicio no Real Sociedad e Zé Castro no Atlético de Madrid
- Ir ver a colónia portuguesa do Standard. Rogério Matias, Areias, Nuno Coelho. P’ra aonde vais Jorge?
- E enfim alertar para a grande qualidade do plantel do Braga e sobretudo do Boavista. Se se confirmarem as entradas de Bessa e Ricardo Sousa. O Jesualdo arrisca-se a lutar com galinhas e leões pelo segundo lugar.
E agora…"PLACE À LA COUPE DU MONDE!!!"
FORCA PORTUGAAAL !!!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
boa análise pato!
Quaaac!!!
Acredito que Portugal hoje vença esses presunçosos francêses e nos dê mais uma grande alegria, com os jogadores que temos tudo é possível...força Portugal, unidos venceremos!
Enviar um comentário