terça-feira, 28 de fevereiro de 2006

DRAGALHADAS CULTURAIS - Porque cultura tem sempre o CU à frente...

A Parábola do Agricultor e do Nabal.

Era uma vez um agricultor que era senhor e dono de uma horta à beira mar plantada...
Nos últimos 20 anos o negocio tinha prosperado e a horta tinha dado lindos legumes quase todos os anos, que o agricultor exportara para fora e lucrara muito com isso...o ultimo ano tinha sido muito mau para o negocio...mas no ano em que decorrem os acontecimentos que vos relato, as coisas estavam a encaminhar-se um pouco melhor...

Havia nessa horta um nabal. O Agricultor não gostava muito dele porque ocupava muito espaço, era feio e dava uns nabos horríveis e sem sabor, muito encarnados por fora e brancos por dentro. Mas o nabal tinha umas raízes antigas e profundas e por isso era difícil de o desenraizar, além disso toupeiras viviam no maranhal das suas raízes, e fortaleciam o nabal atacando as outras plantas da horta e roendo-lhes as raízes.

Quase todos os anos o agricultor ceifava-o, cortava-lhe as folhas, e o Nabal demorava algum tempo a crescer outra vez...As toupeiras não gostavam nada disso e atacavam mais forte as outras raízes. No ano transacto o agricultor até o ceifou duas vezes mas mesmo assim a horta não rendeu nada, o nabal aproveitou para crescer mais rápido com a ajuda das toupeiras matreiras, acabando melhor o ano que todos as outros vegetais da horta e o pobre agricultor ficou a ver navios...

Mas neste ano que vos conto, as coisas estavam um pouco melhor, mesmo se as exportações foram um fiasco, a horta ia dando para o consumo interno e ainda sobrava algum para vender... Um dia o agricultor tropeça no nabal ao ir para casa, ficou um pouco aleijado, mas conseguiu recuperar, até porque depois disso o nabal ainda sofreu alguns ataques de animais selvagens....mesmo assim, alguns meses depois voltou a tropeçar nele, desta vez ao sair de casa...tropeçou por culpa do vento que desviara o agricultor do seu caminho e por culpa própria pois ia distraído a pensar se devia arrancar o maldito nabal ou não... O agricultor deixou-se ficar ali caído no chão a pensar: " ha 29 anos que não tropeço tantas vezes neste nabal como aconteceu este ano! Quase sempre o ceifo com algumas pazadas bem assentes...aconteceu tropeçar algumas vezes certos anos, porque esta mal plantado aqui no meio do caminho, mas é raro! Tem umas raízes muito grandes e profundas e estranhamente nenhuma dessas doenças que andam para ai a atacar nabais o afecta. Tenho que fazer algo !" E começa a esgravatar na terra, ali deitado no chão, até que encontra um buraco de toupeira...continua a cavar com as mãos e encontra uma verdadeira teia de canais subterrâneos, uma autentica "cidade" de toupeiras, todas atarefadas a roer as raízes das plantas boas, e a tratar das raízes do nabal que lhes servia de casa... O agricultor levanta-se e diz: "Afinal a solução não é cortar a parte superior do nabal mas quem alimenta as suas raízes malvadas por baixo..."

Não vos vou contar a moral da historia, porque não se trata de uma fabula, mas sim de uma parábola...A meditar...o futuro ainda pode vir a revelar muita coisa...o Luís Guilherme sabe disso...e as toupeiras também...

eles andam cheios de força! Assiiiiiiiiiiiiiiiiiiiis volta pá!

Saudalhadas do Dragão

5 comentários:

Wilson GS disse...

pronto nabo, ja te fiz a vontade, sempre ao dispor da clientela...

Anónimo disse...

depois de curta ausencia FL volta com mais um post engraçado.kando as pessoas ja nao tem argumentos tem k começar a inventar coisas para a malta poder estar uma semana a comentario,ate se ver k afinal nao passa de uma grande mentira.Mas depois de mais um post e dos comentarios do FL acredito cada vez mais k FL sao as iniciais de Francisco Louça,akele deputado politico engraçado dakele partido comico!!!


SAUDAÇOES BENFIQUISTAS

antitripa disse...

Eheheh, não te preocupes com os erros pois os teus nem notam que tens um teclado belga;)rssss. Olha a vaselina!!!!mais 3/4 semanitas e desapareceis da blogosfera!Escrevam enquanto podem!
Saudações com as quinas na manga sinistra da camisola!

Wilson GS disse...

desaparecerei quando certos vermes, toupeiras e elfos desaparecerem da paisagem...sim, quem sabe no final da época...cuidado com os foguetes!
por enquanto continuamos a cagar la de cima...e ja la vão 2/3 da época...no fim vai ser so puxar o autoclismo!

Wilson GS disse...

é mesmo a essa noticia que me referia indirectamente anonimo-vip...eles andam a tramar alguma...