A dois dias de terminar o campeonato de 2007/08, os argumentistas do Apito Final conseguiram o impensável. Agradar a Gregos e a Troianos. Nem em novelas se idealizam finais tão perfeitos. Senão vejamos.
1. A nação benfiquista regozija
E consegue finalmente alguma alegria numa época tão cinzenta. Afinal Portugal é um país justo. O Pinto da Costa é corrupto.
Não interessa que os tribunais civis decidam o contrário. Não interessa que mesmo a própria justiça desportiva o venha a ilibar no futuro. O que interessa é agora e o agora está muito necessitado de boas novidades, mesmo que estas nada tenham a ver com o Benfica.
2. O FC Porto aceita sereno a retirada de 6 pontos
Numa época em que a retirada de pontos é indiferente seria contraproducente recorrer dentro dos controlados orgãos desportivos que temos. O verdadeiro recurso teria de ser levado para tribunais civis irritando a UEFA e colocando o futebol português em risco de retaliações. E aqui sim o FC Porto seria o clube mais prejudicado. Nem clube nem adeptos conseguem já imaginar o que é não participar na competição que junta anualmente os 32 clubes mais fortes da Europa.
Não recorrer é a decisão mais inteligente para o clube.
Não recorrer é a decisão que não compromete nem o presente nem o futuro.
3. SAD portista mantém a confiança no Pinto da Costa
Outra coisa não seria de esperar. As SAD visam a maximização do lucro e esta decisão é soberba. Não só não se feriram os interesses da SAD como se eliminou a incerteza que pairava sobre as acções.
O pior que existe para as acções de uma empresa cotada em bolsa é a incerteza. Como dizia um meu professor, "para o papel cotado, mais vale um adversidade consumada hoje do que um potencial mal menor amanhã". Neste caso, nem adversidade hoje nem incerteza amanhã. É mesmo expectável que se venha a assistir a uma valorização das acções no curto prazo.
4. E finalmente, Pinto da Costa livre para defender o seu nome
Como dirigente desportivo, nada mudou. Se alguém tinha dúvidas, o seu "não vamos mudar por nada, a gestão do clube em nada será alterada" dá uma pista sobre quem continuará a gerir o clube.
Mas com muito mais alcance e deveras muito mais importante, como cidadão, Pinto da Costa pode levar o recurso a qualquer tribunal sem colocar em risco o clube.
Aqui reside a força do FC Porto. O seu presidente chamou a si a defesa do nome do FC Porto com total liberdade para a defender fora do eixo viciado da LPFP e com o clube a salvo de qualquer retaliação.
Não é fácil ser o personagem principal de todos os Apitos à excepção do encarnado - principal não porque seja o mais visado nos processos, não porque tenha efectivamente corrompido o sistema, mas porque matou "o sistema" e instituiu um novo status quo com o "Glorioso" o "Grande", etc. arredado da ribalta. Mas mais uma vez Pinto da Costa provou ser um exímio estrategista.
Nem mesmo os intelectuais da bola viram esta a chegar!
Este desfecho só pode ter sido combinado.
IN FUTEBOLAR
Offline
P.S. Obrigado ao anonimo, (não deve ser o mesmo aziado de sempre que é adepto dos 4° classificados...) que aqui deixou este excelente texto cuja origem parece ser do IN FUTEBOLAR
terça-feira, 13 de maio de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
5 comentários:
E do FUTEBOLAR sim senhor e foi escrito por um dos melhores comentadores Portistas lá do Burgo...
http://futebolar.portugalmail.pt/artigo/20080510/tera-este-desfecho-sido-combinado
eheheheh
passa em brigadaazul.blogspot.com
já lá apareces em link.... também costumo postar artigos teus no Futebolar
Abraço
ok jà coloquei o teu link aqui ao lado!
um abraço
é sempre com prazer esta colaboração entre blogs TRI-CAMPEOES
parabens pelo blog!
INVEJOSOS, benfas e afins, SUICIDEM-SE!!!!!!
"José Manuel Meirim faz questão de frisar previamente que é «adepto do Benfica, mas que entende que o Direito não é nem vermelho, nem azul-e-branco, nem verde» e vinca a sua posição de jurista. E, feito este esclarecimento, esclarece também que a alínea d) se aplica à respectiva época em curso.
Ou seja, o jurista explica que o desrespeito pela alínea d) dos critérios de admissão acontece quando «esta situação de combinação ou alteração de resultados desportivos tiver sido produzida na época que permitiu o acesso à Liga dos Campeões».
O que José Manuel Meirim aponta não se verificar, pois a condenação do F.C. Porto é respeitante à temporada 2003/04. E não terá efeitos desportivos retroactivos a nível das competições europeias. Pois a participação na Champions de que se fala é a de 2008/09 e a actual época 2007/08 do F.C. Porto respeita os critérios de admissão à Liga dos Campeões - neste caso em concreto, no que respeita à alínea d)."
FC PORTO SEMPRE!!!!!...a caminho do TETRA!!!!...antes do PENTA!!!!!....que necessariamente nos levará, FINALMENTE, ao HEXA!!!!!!
pois esses tristes que ficaram atrás do V. Guimarães e acabaram em 4° têm mesmo que contar com esses tipo de coisas para serem felizes...é o Porto a ir para a segunda divisão é o Porto a ser impedido de ir à Champions...LOL...coitados, nem com apitos la vão LOL LOL
Que todos os lampiões que leiam este texto, o leiam até ao fim e depois ide levar no olhinho do cu...AHAHAHAHAH...o desespero dos ridiculos, queriam Champions? XUXEM! LOL
"O presidente portista, Pinto da Costa, referiu-se hoje à pretensão do Benfica para que a UEFA seja notificada das decisões do processo Apito Final e lamentou "as artimanhas" de quem "não consegue ganhar dentro do campo".
"Faz-me pena que as pessoas que não conseguem demonstrar valor e ganhar dentro do campo recorram a artimanhas. Compreendo o desespero e prejuízo de não estar na Liga dos Campeões, mas tenham paciência", afirmou o líder do FC Porto, que se deslocou a Lisboa para um jantar com deputados adeptos do clube, na Assembleia da República.
Pinto da Costa garantiu que não tem o "mínimo receio" de que a UEFA tome conhecimento da decisão da Comissão Disciplinar da Liga, que puniu o FC Porto com a perda de 6 pontos por alegada tentativa de corrupção, defendendo que isso não poderá custar a participação na Liga dos Campeões da próxima época.
"Não me tira o sono. Quem diz isso não tem credibilidade, nem conhece os regulamentos. A equipa está tranquila, porque já se habituou a viver com estas suspeições. Isto fortalece-nos", assegurou Pinto da Costa.
O presidente dos dragões desvalorizou também a acareação de hoje com a ex-companheira Carolina Salgado, no âmbito do Apito Dourado.
Segundo Pinto da Costa, a acareação com Carolina Salgado não teve "significado nenhum", pois "6 minutos é o tempo que se perde no quarto de banho", desafiando a que se encontrem factos comprometedores "nos quilómetros de chamadas" resultantes das escutas telefónicas.
O dirigente lembrou ainda que "a notícia mais importante do dia" foi o facto de o Benfica não ter chegado a acordo com Eriksson: "Ficámos todos muito contentes com esse fracasso. Mas se viesse, em vez de ficar com 20 (pontos de atraso, o Benfica) ficava com 10".
Sobre a transferência de Bosingwa para o Chelsea - os dragões encaixam 20,5 milhões de euros -, Pinto da Costa assinalou que o FC Porto já sofreu "perdas maiores e continuou a ganhar".
in Record
Enviar um comentário