sábado, 12 de janeiro de 2008

DRAGALHADAS PASSADAS III - O Pesadelo

Segundo os psicólogos, a empatia é a capacidade que tem uma pessoa em colocar-se na pele do outro.


Empatia: poder de projectar a própria personalidade no objecto de contemplação (e assim compreendê-lo totalmente)

Certos sonhos (neste caso pesadelo : a grandeza perdida) permitiram-me de uma certa forma ser "empático" para com os lampiões...

Escrito na...

Sexta-feira, 20 de Janeiro de 2006

DRAGALHADAS FUTURISTAS - calma, foi só um pesadelo...

Um sonho que tive...ou pesadelo como preferirem...

Passa-se no futuro, no ano 2050...estou eu sentado de pantufas ao pé da lareira raios UV, com o peso da idade já a atormentar-me a massa cerebral....não muito longe, um dos meus netos joga à "Super-Mega-Playstation nova geração".

_Brian! (com um pai como eu, os meus filhos foram em grande parte educados pelas séries TV e filmes americanos)...vem aqui pé do avô, vou te contar historias sobre o FC Porto!

_Mas...tô jogando vovô ( e telenovelas também ajudaram na educação)

_Vá, vá, levanta lá essa peidola de frente do ecrã 3D holográfico hiper plasmoso, e vem cá, já sabes que se o avô não fala de futebol ao menos uma vez por dia, dá-lhe um daqueles ataques de nervos e depois mija-se todo...e a tua mãe é que tem que me mudar as fraldas!

Algo contrariado o miúdo lá se vem sentar ao pé de mim...

_Brian, já te contei que o FC Porto é o maior clube do Mundo?

_Mas avô, não ganharam nada a nível internacional há mais de 40 anos!...

_Cala-te, foi há 40 anos mas fomos bi-campeões Europeus!...E a Selecção conseguiu o melhor resultado de sempre com uma equipa composta em grande parte com jogadores do Porto...Que bela selecção, Deco, Costinha, Maniche...

_Avô, o Deco, é aquele senhor velhote com um sotaque esquisito que anda com o Porto de um lado pró outro, sempre com uma toalha branca enrolada na mão, e gosta muito de Whisky e de amendoins?...

_Sim é o "embaixador" do Porto...ainda jogou uns anos no Barcelona mas depois voltou para o Porto, onde acabou a carreira em grande.
Um símbolo...o Benfica também tinha um assim no meu tempo...o Eusébio...mas agora velho: 108 anos, e já não está p'ra essas andanças...por causa das rótulas em titânio que tiveram de lhe colocar...

_Avô, tem que perceber, que isso tudo já é passado, muitas coisas mudaram. agora Portugal já não tem campeonato profissional de futebol, porque todos os clubes pequenos fecharam as portas. Os únicos sobreviventes são o Porto, Benfica e Sporting, que agora têm que jogar nas ligas espanholas...o Porto já não é o clube que era!

_Vou-te comprar um kit sócio e ver se te levo ao novo estádio Pinto da Costa, para veres o Porto jogar, pode ser que mudes de ideias!...no ano passado ganhámos o campeonato que já nos fugia à 11 anos para o Real Madrid, temos dois grandes jogadores, o Nine Gols e o Simons Sobremesa...

_Mas esse parece que vai para o Liverpool!...Avô, quem foi o Pinto da Costa?

_Foi um grande presidente que o clube teve...o melhor dirigente desportivo de sempre! Com ele ganhámos quase todos os títulos possíveis!...quando aumentaram o estádio do Dragão decidiram mudar o nome para estádio Pinto da Costa...foi bem!

_Ah, então quer dizer que também houve um senhor chamado Somague que foi um grande presidente do Benfica?

_Não ! Mas o antigo estádio é que se chamava Somague...e no meu tempo era estádio da Luz, mas foi hipotecado, e depois comprado pela empresa que o construiu. O actual foi recentemente reduzido para estar adaptado às exigências da segunda Liga espanhola e vai-se chamar estádio "desconto na MultiOpticas"!...coitados, eles adaptaram-se menos bem que o Porto, à difícil Liga Espanhola...é normal, somos os maiores!_(apesar de se tratar de um pesadelo o conteúdo até tinha uma certa coerência)

_Avô deixe de viver no passado! O avô passa a vida a ver no canal "Historia" retrospectivas sobre os anos de ouro do Porto, ainda do tempo da TV sem ecrã 3 dimensões ! Agora as coisas são diferentes, eu sou adepto do melhor clube do Mundo, o Real Madrid!...o Porto não vale nada!

_Pfff...o Real Madrid so ganha com batota, estão envolvidos no caso "O Chip da Bola Dourado" e depois aaaaaaaargghhh, 'tadoumcaragoum, não digas mal do Porto! SOMOS OS MAIORES, OS MAIORES, DO MUNDO E ARREDORES!!! a misticaaaaaa......aaaaaaaarrhfhfhfh...arf...arf...

é nessa altura que eu, já prontinho para me mijar todo por causa da crise de nervos, disse para mim mesmo: "Aaaalto! mas isto é um sonho carago, basta acordar!"

E acordo a transpirar e ofegante...a minha dragona, um pouco preocupada, pergunta-me o que se passa, e eu conto-lhe o meu sonho, aterrorizado...

_Será premonitório? será que nunca mais vou ter alegrias como aquelas noites mágicas de Gelsenkirshen ou de Viena e ficar 40 anos sem...

_Não...ó Nostradamus querido! tem calma, diz-me ela....E mesmo se tal acontecer não deve ser assim tão difícil sobreviver a isso! Olha para os Benfiquistas, o que eles vivem actualmente...e mesmo assim ainda dizem que são os maiores e ninguém leva a mal!!!

E aí, mais tranquilo, voltei a adormecer com um pequeno sorriso nos lábios...para eles não é um pesadelo, é a realidade todos os dias, hehehe.

8 comentários:

Anónimo disse...

cacacacacacaca....eheheh
sem duvida dos melhores textos k já li por aki...mas realmente foi um autentico pesdelo...

dragao vila pouca disse...

Ó pessoal do Dragalhadas um conselho: os génios não perdem tempo com anónimos vermelhos, apenas têm por eles comiseração.
Um abraço e bom jogo.

Anónimo disse...

FORÇA BRAGA!

Sérgio de Oliveira disse...

4-0 !

Anónimo disse...

O Braga mais valia nem ter jogado tal foi a subserviência...4 golos oferecidos. assim tudo é mais fácil!

Wilson GS disse...

LOL

silvino martins disse...

execelente, como já estamos habituados aqui.
e quantos são, quantos são? 11 lol

Wilson GS disse...

11 pontos, mas a culpa é do Apito Dourado, nunca do Benfica, que nem ao Leixões consegue ganhar...hehehe...quanto ao jogo do Dragão foi clara a superioridade portista, e os golos foram todos grandes golos, por isso não me venhas com tretas parvalhónimo ... aprende a ver futebol e deixa de vez em quando a azia de lado! Segundo tu o Porto nunca ganha por mérito próprio e porque tem a melhor equipa? Eu sei que custa mas um dia vais ter que o aceitar...