quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Porque os numeros não mentem...

Todos os anos, na pré-época, assiste-se a uma histeria aviaria geral com as contratações fabulosas do "MAIOR CLUBE DE MERDA DO MUNDO", principalmente depois de vencerem jogos amigáveis, em casa, contra "colossos" holandêses que jogam sem alguns dos seus melhores jogadores e que disputam o seu 2° jogo em 2 dias...

Todos nos lembramos das bombásticas contratações dos ultimos 3 ou 4 anos... do Miccoli-lesões e rasgos e Laurent Robertas de lambreta, do Adu o fenómeno da Nike, do Di Maria-quero ir pro Chelsea, do Karagounis só joga bem na Grécia, do David desaparecido Luiz, sem falar em Morettos, Bergessios, Zoros, André Diaz e Coentrões (...) que nos jornalecos e na boca dos lampiões eram causa de delírio e optimismo exacerbado mas que no final (ou até agora) traduzidas em números (isto é, em títulos e/ou encaixes financeiros) resultaram em pouco mais do que um ZERO redondo!

é claro, todos os clubes falham nalgumas contratações que não conseguem impor-se na equipa...é normal...mas nem todos os clubes fazem o mesmo cagaçal na pré-época com os "nomes" que vão vestir a sua camisola: e que vão ser campeões porque o Reyes isto e o Aimar aquilo e tem um nome conhecido e blablabla réréré, e "este é o ano do Benfica" e tal....ehehe... acho que não me lembro de um ano que os benfiquistas e os jornalecos não tivessem dito o mesmo! Se tivéssemos um calendário chinês em vigor no nosso país, eram todos os anos o "Ano da Galinha", infelizmente para eles, tem sido quase sempre o "Ano do Dragão"...tsk tsk...deve ser duro!

Os adeptos mais burrinhos do clube da galinha (porque mesmo assim existe uma graduação na burrice, que vai do anonimamente mesmo burro ao assumidamente mais ou menos burro) gostam de apresentar listas de jogadores contratados ultimamente pelo Porto que não deram nada e criticam a nossa politica de contratações, os mais parvinhos até gozam com um ou outro nome!

Mas a realidade é que se fizermos as contas bem feitas, podemos dizer que num balanço global as mais recentes contratações do Porto foram um êxito desportivo e/ou financeiro.
(Lucho, Lisandro, Quaresma, Anderson, Pepe, etc...) e cheira-me que não vamos ficar por aqui...

Para provar isso os números mais uma vez não mentem! Ora vejamos, desde que o FC Porto de Mourinho venceu a Champions, a equipa (com a excepção de um ou outro jogador) foi TODA renovada (por isso contratações ou "produtos" do clube entraram) e desde esse período , vencemos 3 campeonatos, 1 taça e 1 supertaça, sem falar da taça intercontinental...números: 6 títulos... Isto simplesmente significa que o FC Porto (e só para falar num passado recente de 4/5 anos) contratou bem, reforçou bem a equipa, com resultados que o confirmam.

é por esta razão que o blog Dragalhadas este ano vai seguir atentamente o que fazem os reforços dos 2 grandes e do grande-merda, e não só os reforços mas também os principais "nomes" dos 3 planteis. Vamos publicar um quadro com números: golos (atenção Cardozo, aqui os golos de penalty valem menos pontos!), assistências, defesas, cartões, minutos jogados, pontos somados nas notas atribuídas pelos 3 jornais desportivos (esta ultima é para dar uma certa vantagem ao Benfica), etc...que vai sendo actualizada após cada jogo do campeonato, taças, competições europeias...só não valem os jogos amigáveis...e de pré-época (peço desculpa aos habituais campeões desta competição).

Depois no final da época faremos as contas para mais uma vez verificar que os números não mentem, e que apesar de livros e filmes de merda com o Nicolhão CaBrãoyner encomendados, o FC Porto simplesmente ganha porque tem os melhores jogadores. E assim vamos poder ver que afinal o Aimar é melhor que o Lucho só se for nos matrecos, o Cagozo melhor que o Lisandro nos berlindes, o Reyes melhor que o Cebola a jogar ao caga na saquinha (ninguém conhece? era um jogo que eu jogava quando era miúdo que consistia em cagar numa saquinha e em deixa-la cair do 3° ou 4° andar mesmo ao lado de quem ia a passar (principalmente os que vestiam uma camisola vermelha), poderia falar-vos horas sobre o jogo do caga na saquinha, mas o que é interessante é esta espécie de parabola que "o jogo" me inspira: "a merda já cheirava mesmo dentro da saquinha, mas so quando ela se esborracha cá em baixo é que damos por ela"...o Reyes também já chegou cá baixo...).

Aqui vai a lista de candidatos ao quadro (ainda pode mudar!_tentei colocar mais ou menos o mesmo numero de atacantes, médios, defesas para cada equipa_ aceito propostas de trocar um ou outro jogador para que este aspecto seja mais equilibrado. Aliás, se houver um gajo que não tem nada que fazer e que goste de fazer listas de jogadores para colocar em quadros de comparações de números, as chamadas estatísticas, que me envie uma lista que eu agradeço!

FC Porto:
as figuras: Lucho, Lisandro, Bruno Alves, Helton, Quaresma* e os reforços: Hulk, Guarin, Tomas Costa, Sapuranu, Rodriguez, (10 jogadores)

Benfica:
as figuras tristes: Nuno Gomes, Luisão, Katsouranis, Cardozo, Quim e os des-reforços : Aimar, Reyes, Balboa, Carlos Martins, Yebda (10 jogadores)

Sporting:
as figuras: Moutinho, Veloso, Liedson, Polga, Patricio e os reforços: Postiga, Rochemback, Caneira, Izmailov (embora já tivesse jogado emprestado o ano passado), Grimi (10 jogadores)

a campanha "os números não mentem" começa já no jogo da Supertaça (o numero de jogos de cada equipa também vai ser tomado em conta na contabilização final)...

Ah, também aceito propostas sobre os números a tomar em consideração no quadro (golos, assistências, etc...atenção, benfiquistas, nada de propostas que incluam crónhadas nas tíbias dos adversários, vezes que passam a mão pelo cabelo dentro do campo etc... Façam as vossas propostas...Aliás, se houver um gajo que não tem nada que fazer e que dê uns toques no Excell, que me envie um quadro que eu agradeço!

Saudalhadas,

P.S. Não se esqueçam de ir participando e dando uma ajudinha na recolha de dados, comentando quando o post sair depois dos jogos. Aliás, se houver um gajo que não tenha mais nada que fazer e que quiser fazê-lo no meu lugar, mesmo que seja no blog dele, força! é para uma nobre causa!

Por outro lado se eu ver que toda a gente se está a cagar e ninguém diz nada, não me chateio mais com isso e continuo a fazer os meus "postezitos de malha na galinha quando me apetece" e já vai bem porque tenho mais que fazer que estar aqui a perder tempo que a coisa está à espera que eu coiso e tenho ainda que coiso e tal e tás a ver ósdespois é uma merda e ainda vou acabar é a jogar ao caga na saquinha!"

6 comentários:

Anónimo disse...

depois de ler os inuteis comentarios no record e mais futebol e afins
nada melhor k vir aki e ler as tuas cronicas
apesar ser dificil ter paciencia para escrever como ja referiste
continua nao deixes que eles nos calem

Wilson GS disse...

thanks man! Porto SemPre!

Anónimo disse...

oi, se o Moretto fosse titular no Benfica propunha que o tal quadro contabilisasse uns tantos pontos negativos por cada frango

tripeiro invicto disse...

alguém viu a reportagem sobre o Quique Flores? incrível como é fácil entreter 6 milhões de ignorantes! até abrem telejornais com a reportagem de um treinador que nunca ganhou nada!até falaram da mãe, primos looooollllllll!!!!

Wilson GS disse...

vamos nos rir é quando eles abrirem um jornal com ele a ir de malas, mae, primos e avô às costas...geralmente no Porto os treinadores (e mesmo alguns jogadores) sao acolhidos com reservas e às vezes até ceticismo dos adeptos e acabam geralmente como
herois...no Benfica gostam de fazer o contrario...eu pessoalmente prefiro a maneira de encarar o futebol dos adeptos portistas...arriscamo-nos menos a ser ridiculos.

Anónimo disse...

Então a supertaça?eheheheheeh!Incha!