segunda-feira, 18 de setembro de 2006

Foi à 10 anos e foram 5 batatas...o dia em que o FC Porto apagou a Luz

Hoje o blog Dragalhadas junta-se à comemoração dos 10 anos da maior humilhação sofrida em casa pelo clube da galinha (os também famosos 7-1 contra o Sporting e Vigo, foram enfiados fora do galinheiro)...depois de uma vitoria por 1-o na primeira mão, golo marcado por Domingos no Estádio das Antas, o FC Porto deslocava-se ao campo dos encarnados.

Foi a 18 de Setembro 1996, no Estádio da Luz, jogo da segunda mão da Supertaça Cândido de Oliveira, o Porto entrou em campo com:

Wozniak - João Manuel Pinto - Lula - Jorge Costa (cap) - Sérgio Conceição - Fernando Mendes - Paulinho Santos - Wetl (Rui Barros, 70 min) - Zahovic - Edmilson (Jardel, 60 min) - Artur (Drulovic, 52 min)

Treinador: António Oliveira


os depenados (g)alinharam com:

Preud'Homme - Calado (Tahar, 75 min) - Hélder - Bermudez - Dimas (Iliev, 52 min) - Jamir - Bruno Caires - Valdo - Gustavo - João V. Pinto (cap) - Donizete (o Pantera, LOL...lembram-se deste cromo?)

Treinador: Paulo Autuori

O Porto entra no jogo praticamente a vencer, logo aos três minutos, inaugura o marcador por intermédio de Artur. O Benfifias vê a taça a fugir e começa a pressionar a equipa Portista, mas é surpreendido pouco antes do intervalo por um magnifico contra-ataque conduzido por Artur (grande jogo) que cruza impecávelmente para Edmilson fazer o 0-2 (43') .
Logo a abrir a segunda parte é feito o terceiro pelo "capitão" Jorge Costa de cabeça, no seguimento de um canto (46'). Desenhava-se a goleada no Estádio da Luz. Mas o melhor estava para acontecer, aos 56 minutos, o austríaco Wetl, recebe a bola do lado direito elimina um adversário e, ainda de fora da área, assenta um tiraço que só pára no canto superior da baliza de Preud'Homme. Já perto do fim, Drulovic espeta o quinto golo (85'), que conclui a goleada historica. Estavam servidas as 5 batatas! Xinco a gêro, xinco a gêro...

Nada melhor que as imagens para recordar...



Este post faz parte da operação "Malha 5 no Lampião" lançada em conjunto com os blogues aliados:

  • Pobo do Norte

  • O Dragão

  • Sou Portista...

  • O Cafajeste

  • FêCêPê: Orgulho e Glória

  • Apre

  • Blog do Lucho

  • O Gil

  • Azul e Branco

  • Barbeiros

  • Curva

  • Portogal

  • FêCêPê

  • óculos azuis e brancos

  • Bibo Porto Carago

  • fcporto.blogspot.com

  • Tapirus
  • 17 comentários:

    Monssa0 disse...

    XINCo

    XINCo

    mai nada

    Anónimo disse...

    Mesmo muito ignorantes..."espéta" com assento? lololol que nabos!

    Anónimo disse...

    0-5!!
    Goleada histórica que nunca será esquecida.
    O FC Porto provou quem é o melhor.

    Saudações Tripeiras
    http://anti-lampiao.blogs.sapo.pt

    Anónimo disse...

    "Mesmo muito ignorantes..."espéta" com assento? lololol que nabos!"

    Assento???? lololol q nabo!!!! ACENTO oh ignorante!


    Grande dia, grande vitória! Inesquecível!
    Já agora, falta o tapirus.net e o FCPorto.blogspot.com na lista!

    Saudações Portistas!

    Wilson GS disse...

    aSSento? lol... vocês não é que nem se podiam assentar nesse dia, lol...e além de seres nabo, és cego, vê la se lês espeta com aCento...rssss

    ok, rasta, vou juntar na lista, foi lapso meu...

    Monssa0 disse...

    Calma colegas azuis, ele apenas confundiu ...

    ele queria dizer a5enta!!!

    LOL

    Monssa0 disse...

    Ja viram os cartoons da bola hoje???

    Eu ia referir isso, mas para que ??? :D

    bLuE bOy disse...

    Ke grande "5 à SEC"... eheheh
    Mais um momento sublime, inesquecivel, brilhante e fantástico... pintado a azul e branco?
    E porque será que hoje ninguém os ouve?... falem mais alto, carago!!!... eheheeh
    E por falar em carago... esse RASTA só me apetece dizer "RASTAf***" como dizemos aqui no Nuorte, carago...
    Vou vomitar pra longe... bem longe...
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    Anónimo disse...

    a unica nota triste, foi a morte do jornalista da Bola benfiquista, Nuno Ferrari, que não suportou as emoções daquela noite de pesadelo (para eles) e que faleceu de um ataque cardiaco...

    Anónimo disse...

    12-2

    saudações benfiquistas e boa comemoração eheh

    Pato Donale disse...

    Olha ja nem me lembrava...é que as vitorias azuis sao tantas!!!Aaaah...sim os 5 na peida...mais uma tactica a Benfica!!!

    Grande FL!!!Commmmmmme d'habituuuude...

    Pato de ferias!!!

    Anónimo disse...

    tripeiros da merda sois mesmo uns tristes

    Anónimo disse...

    bLuE bOy, n terás confundido o autor do comentário..?

    Oh Barbas, ainda te lembras dos 12-2? Então manda cumprimentos aos teus netos por mim!

    bLuE bOy disse...

    RASTA... perdão... as minhas sinceras desculpas... acredita que foi uma confusão de visão... a piada era para o anónimo orangotango e não para ti obviamente.
    Mais uma vez... as minhas desculpas!
    Espero que aceites.
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    Pato Donale disse...

    Werder Bremen: Torsten Frings exaltou-se com individualismo de Diego[ 2006/09/19 | 15:22 ]

    Os responsáveis do clube procuram, publicamente, colocar água na fervura, mas a verdade é que o estado de graça de Diego no Werder Bremen parece ter desaparecido. A equipa, onde alinha o português Hugo Almeida, tem averbado alguns resultados modestos e, no último jogo, o internacional alemão Torsten Frings não conseguiu esconder o seu desalento, discutindo com Diego (ex-F.C. Porto), em pleno relvado.

    O médio brasileiro perdeu a bola, perto da área contrária, e o contra-ataque do Estugarda revelou-se fatal para o Werder Bremen (2-3). Frings, que reclamava um passe de Diego, chamou a atenção do jogador, de forma veemente. «Foi uma pequena discussão», garantiu o germânico, após o encontro. Contudo, a imprensa do país garante que Diego não está a causar boa impressão junto dos companheiros, que preferiam o estilo mais combativo do anterior organizador de jogo, Micoud.

    O ex-jogador do F.C. Porto explicou, entretanto, os contornos do incidente, rebatendo as críticas que apontam para o seu indivualismo e falta de capacidade defensiva. «Numa jogada daquele género, temos apenas fracções de segundo para decidir. Podia passar ou rematar. Rematei, mas não foi isso que originou o golo do adversário. A nossa baliza estava a cem metros, mas não conseguimos impedir que eles marcassem», defendeu-se Diego.

    «O que aconteceu com Frings é algo que deve ser discutido no seio do clube e ficar entre nós os dois», concluiu o brasileiro."


    Ahahaha!!!Era de prever...o menina-bonita do futebol brasileiro!!!Este vai fazer muitos clubes na carreira!!!

    Wilson GS disse...

    não teve sucesso no Porto, não tera sucesso na Europa...o futebol dele é bom para o campeonato Brasileiro, que jogam a passo. Ainda bem que saiu porque temos la o Anderson que é 10 vezes melhor

    Anónimo disse...

    ehehe por acaso não me lembro dos 12-2 mas está nas estatisticas, mas vá não leve a mal é na brincadeira. O que interessa mesmo é ganhar. Mas posso-lhe dizer que me lembro bem do 0-5 na luz. Felizmente não fui ao estádio ver o jogo, mas o Porto foi deveras superior no jogo. Diga-se que a equipa do benfica desse ano (e posteriores) não deixa saudades nenhumas. Nas epocas do penta, o Benfica estava muitos passos atrás do Porto e não dava luta...muito menos o sporting. Acho que hoje é complicado vencer por um resultado tão expressivo (mesmo aos mais pequenos) mas não é impossivel porque são jogos com muita pressão e muitos jogadores parece que põem o orgulho acima da camisola que defendem.